
A obra de Rodrigo França, O Pequeno Príncipe Preto (2019), é um livro infantojuvenil, que foi inspirado no livro de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe (1943). A obra tem como protagonista uma criança negra que vive diversas aventuras, explorando temas como a sua ancestralidade, identidade e pertencimento.
Em seu livro, Rodrigo transmite fortes mensagens sobre o poder da representatividade e a importância do pertencimento. O Pequeno Príncipe embarca em uma aventura filosófica, onde ele visita diversos planetas e encontra diferentes personagens. A narrativa se estende a questões não apenas existenciais e de pertencimento, mas também sobre a cultura e valorização da identidade negra.
Com uma escrita acessível, delicada e ao mesmo tempo, intensa, Rodrigo aborda assuntos poucos tratados na literatura infantil, como afeição negra, aprendendo lições como amor, valorização da sua própria cultura, conhecimento sobre os seus ancestrais e um olhar afetuoso para com a sua origem. Ele convida o leitor a refletir sobre essas questões, trazendo a valorização pessoal e autoestima, sendo convidativo não apenas ao público infantil.
Por sua vez, as ilustrações complementam sua escrita poética e profunda, trazendo elementos que nos remetem e nos instigam à cultura afro-brasileira, com os traços expressivos, cores vibrantes, que nos encantam.
O Pequeno Príncipe Preto é uma oportunidade para que as crianças consigam se enxergar como protagonistas de histórias e divertidas aventuras, tornando o acesso à leitura muito mais efetivo e divertido, pois se aproxima da realidade, das questões e vivências. Além disso, é uma grande fonte de conhecimento cultural, abordando temas essenciais para o desenvolvimento infantil e expandindo a visão de mundo com uma perspectiva afetiva e voltada para as questões raciais.
Com a abordagem inovadora, ressignificou o clássico da literatura mundial que marcou diversas jornadas leitoras: O Pequeno Príncipe. Rodrigo acrescentou em sua obra, novas camadas e significados, ampliando a representatividade na literatura infantojuvenil com grande destaque.
Por suas questões atemporais, existenciais e filosóficas, O Pequeno Príncipe Preto consegue ser uma leitura recomendada para além do público infantil.
“Eu não sou qualquer príncipe. Sou um príncipe preto! E carrego em mim a força de quem veio antes de mim.” – O Pequeno Príncipe Preto.
Livro – O Pequeno Príncipe Preto – Livros de Literatura – Magazine Luiza


